Concurso de Presépios 2011

SALVADOR, CIDADE NATAL DO BRASIL

Concurso de Presépios 2011

No Natal de 2011, a Arquidiocese de Salvador quer animar as comunidades e lojistas a montarem presépios, dando destaque ao verdadeiro sentido do Natal, festejando o aniversariante e colhendo os frutos de alegria de paz que Jesus Cristo, o Deus Menino, pode trazer para a humanidade.

O presépio é a representação do nascimento de Jesus e foi montado pela primeira vez em 1223, por São Francisco de Assis.

Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o Santo celebrou na floresta de Greccio, para onde mandou transportar as imagens do Menino Jesus, de Maria e José, uma manjedoura, um boi e um burro, e utilizou essa dinâmica para melhor explicar o Natal às pessoas comuns, camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus.

O costume espalhou-se por entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média, começando a ser montado também nas casas de Reis e Nobres já durante o Renascimento. Em 1567, a Duquesa de Amalfi mandou montar um presépio que tinha 116 figuras para representar o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos e dos pastores e o cantar dos anjos.

Foi já no Século XVIII que o costume de montar o presépio nas casas comuns se disseminou pela Europa e depois pelo mundo.

Também na Bahia a tradição é grande, como herança da nossa história cristã e católica.

REGULAMENTO

O Concurso Arquidiocesano de Presépios tem por objetivo premiar pessoas e instituições que montem presépios e os inscrevam no concurso segundo esse regulamento.

Categorias

1. Paroquiais – Para presépios montados em igrejas (paróquias, comunidades, capelas);
  2. Institucionais – Para presépios montados em instituições como casas comerciais, faculdades, shopping’s e supermercados;
  3. Residenciais – Para presépios montados em residências.

Modalidades

1. Tradicional – Presépios montados com as figuras mais históricas, esteticamente mais européias.
  2. Regional – Presépios montados com elementos da cultura nordestina e baiana.

Obs. Para todas as categorias e modalidades é imprescindível a presença de Jesus Menino, Maria e José.

Categoria Especial

Novas tecnologias. Para presépios criados a partir da utilização de recursos tecnológicos e veiculados através de suportes digitais como sites, mídias sociais e móbiles.

Inscrições

De 13 de Outubro de 2011 a 10 de Dezembro de 2011. Através do e-mail da Arquidiocese, mandando uma foto do presépio ou endereço eletrônico para o caso da categoria especial. O endereço eletrônico é: contato@arquidiocesesalvador.org.br

OBS.: O presépio deve ficar montado, instalado ou postado até o dia 06 de janeiro de 2012.

Julgamento

Jurados – O presidente da Comissão Julgadora será Dom Gregório Paixão, OSB, que formará um corpo de jurados com artistas plásticos, intelectuais e teólogos.

Serão classificados 05 (cinco) presépios por modalidade/categoria, ou seja, 05 paroquiais tradicionais, 05 paroquiais regionais, 05 institucionais tradicionais, 05 institucionais regionais. Essa classificação ocorrerá a partir das fotos enviadas para o e-mail. Os 20 (vinte) presépios classificados serão visitados pela comissão julgadora que premiará um vencedor para cada Categorial/Modalidade.

Para a Categoria especial, todos os inscritos serão avaliados pela comissão julgadora, tendo um vencedor.

Premiação e Entrega

A Premiação será entregue no dia 22 de Dezembro de 2011, às 18 horas, na Catedral Basílica de Salvador e contará com troféus para os vencedores de cada modalidade/categoria e certificados para os outros classificados. No total serão distribuídos cinco troféus e 16 certificados.

A Comissão julgadora poderá outorga, a seu critério, 1 (um) troféu honorífico a alguma paróquia, instituição ou pessoa que monte presépios, inscrito ou não no concurso.

Obrigações Gerais

A inscrição implicará no acatamento das condições estabelecidas no presente regulamento por parte dos participantes.

Os titulares dos direitos, de qualquer natureza, das obras vencedoras autorizam, desde já, a ARQUIDIOCESE DE SÃO SALVADOR DA BAHIA a fazer publicação das reportagens, para fins de divulgação e promoção do “Projeto Salvador Cidade Natal do Brasil”.

Os Casos omissos serão resolvidos pela Pastoral de Comunicação da Arquidiocese de Salvador.

Informações (71)4009-6604

www.arquidiocesesalvador.org.br