12.01.2011

Novo arcebispo toma posse em março

Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, scj, atual arcebispo de Florianópolis, será o novo arcebispo da Arquidiocese de Salvador. A cerimônia de posse deve acontecer no dia 25 de março, na Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus, em Salvador, mas o horário ainda não foi definido.

Dom Geraldo permanece a frente da Arquidiocese de Salvador até a posse de Dom Murilo e a partir de então torna-se bispo emérito de Salvador. Com a aposentadoria, Dom Geraldo mantém as funções de cardeal, mas deixa de administrar uma diocese. Desde 2008, era aguardada a nomeação de um novo arcebispo para Salvador, pois seguindo o direito canônico, ao completar 75 anos, em outubro daquele ano, Dom Geraldo solicitou ao papa a aposentadoria.

A Arquidiocese de Salvador é a primeira diocese do Brasil e a partir dela todo o trabalho da Igreja no país foi sendo organizado. Atualmente, 15 municípios integram o território da Arquidiocese e juntos contam com uma população de mais de 3,5 milhões de pessoas de acordo com dados de 2009 do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Além da capital do estado da Bahia, integram o território da Arquidiocese o Recôncavo baiano, as ilhas e parte do Litoral Norte. O trabalho pastoral está distribuído em 112 paróquias e 4 capelanias militares.

Para animar a vida pastoral na Arquidiocese o novo arcebispo contará com a ajuda do bispo auxiliar dom Gregório Paixão, osb, cerca de 250 padres (entre diocesanos e religiosos), além de religiosas e milhares de leigos envolvidos com os movimentos eclesiais, pastorais e ações sociais.

 Biografia de Dom Murilo – Catarinense de Brusque, onde nasceu a 19 de setembro de 1943, Dom Murilo teve a vocação sacerdotal despertada ainda quando criança. Em 1964 ingressou na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus e iniciou o curso de filosofia. Cinco anos depois, foi ordenado, na sua cidade natal.

O início de seu ministério pastoral foi em Taubaté, onde trabalhou na Paróquia Sagrado Coração de Jesus (1970) e fundou o Movimento Shalom, para jovens. Sua ordenação episcopal aconteceu em Brusque, no dia 28 de abril de 1985, presidida por Dom Afonso Niehues, o mesmo que o ordenara padre 15 anos antes. Escolheu como lema episcopal: “Deus caritas est” (1Jo 4,16). Em 1991, assumiu a Diocese de Ponta Grossa, PR e seis anos depois, no dia 11 de julho de 1997, assumiu a Arquidiocese de Maringá, PR. Dia 20 de fevereiro de 2002 foi nomeado Arcebispo de Florianópolis, e tomou posse no dia 27 de abril de 2002.

É autor de vários livros, escreve em revistas e jornais e tem programas na televisão, sempre com o intuito de evangelizar. Dentre as obras publicadas, destacam-se: Shalom: A Paz ao Alcance da Juventude (Loyola); O Primeiro, o Último, o Único Natal (Loyola); Com Maria, a Mãe de Jesus (Paulinas); Um mês com Maria (Paulinas); Anunciai a Boa Nova (Canção Nova).

12 comentário em “Novo arcebispo toma posse em março”

  1. PE. RICARDO HENRIQUE

    SEJA BEM VINDO O NOVO BISPO DA ARQUIDIOCESE DE SÃO SALVADOR. DESDE JÁ AGRADEÇEMOS PELO TRABALHO PASTORAL DESENVOLVIDO PELO CARDEAL DO GERALDO MAJELLA. AGORA RESTA A NÓS CONFIAR A NOSSO QUERIDO SENHOR DO BOMFIM, PELA INTERCESSÃO DA MÃE DAS DORES A VIDA DO NOVO PASTOR DESTA ARQUIDIOCESE.

  2. Maria Helena Gomes Corrêa

    Dom Murilo seja bem vindo a nossa Arquidiocese de São Salvador,que Jesus te ilumine e dê discernimento para conduzir o seu ministério, com muita sabedoria.Deus te abençõe , boa sorte

  3. gleide

    A alegria no meu coraçao é imensa. Dom Murilo Deus lhe abençoe.

    O senhor é como Jesus .Amigo dos pobres, dos que sofrem,.Sempre com os
    olhos de Nossa Senhora para aqueles que tem necessidades de justiça, de paz.
    Ó Sabedoria do Altíssimo alcance hoje e sempre a sua vida,e esta nova missao
    em Salvador. Pois o povo de Deus tem sede, sede de esperança e vida digna.
    Obrigada minha Mae querida pelo seu filho Dom Murilo

    Nosso abraço Carlito e gleide Odisi e fam. Brusque e aaaaaaaaaaaflorianopolis

    Carlito, Gleide, Odisi e fam.

  4. André Luiz Júnior

    É com muita alegria que a arquidiocese de Salvador recebe Dom Murilo Krieger esse grande sacerdote da nossa igreja, homem de grande espiritualidade e força para o trabalho pastoral. Que ele possa realizar grandes feitos para toda essa igreja particular, como fez Dom Geraldo, sempre dando testemunho do Cristo Bom Pastor.

  5. Bruno Mariot

    Dom Murilo eu como coroinha, da paroquia Nossa Senhora Aparecida, semtirei muita a sua falta na arquidiocese de Santa Catarina…
    ABRAÇOS

  6. Jeferson Galdino

    Parabéns para a Arquidiocese de Salvador pela nomeação do novo arcebispo D. Murilo.
    Que Deus possa dar as forças necessária para que ele guie as suas ovelhas, e que a Virgem Santíssima passe a frente de todos os planos que ele venha a realizar na Igreja.

    Atenciosamente,
    Jeferson (Seminarista)
    Diocese Nossa Senhora de Fátima, Paulo Afonso-Ba.

  7. Padre José Francisco

    Em nome da igreja ortodoxa catolica bizantina no Brasil, como vigario episcopal para o estado da Bahia; quero parabenizar a nomeação do novo arcebispo para primazia episcopal de São salvador. Deus abençoe o vosso pastoreio.

  8. Babalorixá Alex Rocha

    Parabéns a Arquidiocese de Salvador pela chegada do novo pastor. Que Deus o ilumine e proteja. É o que desejo em nome dos Terreiros de Candomblé da Bahia.

  9. Padre José Francisco

    Deixo aqui meu email para quem quiser conhecer melhor a nossa igreja ortodoxa que se faz presente aqui e salvador. Inclusive para dialogos ecumenicos al qula tanto falam ortodoxos e catolicos romanos. Deus vos abençoe novo primaz dom Murillo. A paz de seu irmão em Cristo, padre josé francisco(vigario episcopla da igreja ortodoxa catolica bizantina no brasil aqui em salvador) Fui ordenado a pouco tempo e encaminhado para desempenhar meus trabalhos apstorais aqui na Bahia. antes fui religioso franciscano conventual. Deus vos abençoe….

  10. Padre José Francisco

    Deixo aqui meu email para quem quiser conhecer melhor a nossa igreja ortodoxa que se faz presente aqui e salvador. Inclusive para dialogos ecumenicos al qula tanto falam ortodoxos e catolicos romanos. Deus vos abençoe novo primaz dom Murillo. A paz de seu irmão em Cristo, padre josé francisco(vigario episcopla da igreja ortodoxa catolica bizantina no brasil aqui em salvador) Fui ordenado a pouco tempo e encaminhado para desempenhar meus trabalhos apstorais aqui na Bahia. antes fui religioso franciscano conventual. Deus vos abençoe….MEU EMAIL; rodrigues542008@hotmail.com

  11. Ir. Cristina

    Seja bem vindo D. Murilo, o povo baiano te acolhe com amor; Bendito aquele que vem em nome do Senhor. Amém!.

Deixe uma Resposta

compartilhe