Fiéis acompanharam procissão que faz memória ao encontro de Jesus com Nossa Senhora no caminho até o calvário

Imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos saiu da Igreja da Ajuda

Centenas de fiéis participaram da tradicional Missa e Procissão do Encontro, que aconteceu nesta Quarta-feira Santa (17), na Igreja Nossa Senhora da Ajuda, com início às 12h40. A Missa, que durou cerca de uma hora, foi presidida pelo padre Nilton Francisco e concelebrada pelo padre Jonathan de Jesus.

Após a Celebração Eucarística houve a recitação da Oração dos Passos, e, em seguida, os fiéis se dirigiram junto a imagem do Senhor dos Passos em caminhada até o encontro da imagem de Nossa Senhora das Dores, Sua Mãe, que o aguardava na frente da Igreja São Domingos de Gusmão. Para Viviane Marques, que participou da procissão pela primeira vez e promete que vai participar mais vezes, a Procissão do Encontro “é um momento importante para que as pessoas possam relembrar o sacrifício de Cristo”.

A Procissão do Encontro é a celebração litúrgica do momento em que ocorre o encontro da Virgem Maria com Seu Filho Jesus, que carrega a cruz no caminho até o calvário. “Tradicionalmente, aqui no Centro Histórico, nós fazemos essa memória na Quarta-feira de Trevas, saindo a imagem do Senhor dos Passos da Vera Cruz da Igreja da Ajuda e encontrando Nossa Senhora das Dores na Igreja de São Domingos”, conta o padre Jonathan.

Para a Igreja, a representação litúrgica também tem um significado forte porque evidencia a participação de Nossa Senhora. “Hoje nós recordamos as dores de Maria, a virtude para suportar tudo aquilo mantendo o espírito de fé com serenidade. A Missa do Encontro nos ensina muitas coisas, mostra Nossa Senhora como modelo para nós, além da Morte de Jesus, que é necessária para nós e para a nossa salvação”, afirma o padre Nilton.

Após o encontro das imagens, os fiéis seguiram de volta para a Igreja da Ajuda, onde aconteceu o encerramento e a bênção final.

Confira fotos!

Fotos: Emilly Lima