Arquidiocese Destaque

Paróquias celebram a Solenidade de Corpus Christi

Para celebrar a Solenidade de Corpus Christi, na próxima quinta-feira (20), as paróquias da Arquidiocese de Salvador estão com programações especiais. O Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Paróquia Nossa Senhora das Candeias e a Paróquia São Francisco de Assis se unirão para celebrar o Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus. A Missa terá início às 7h, no Santuário (Rua das Araras, 1210, Imbuí), e será seguida de procissão até a Matriz da Paróquia São Francisco de Assis (Rua Abelardo de Carvalho, s/n, Boca do Rio).

Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Valéria) a Solenidade de Corpus Christi terá início com a Missa às 7h, no Centro de Evangelização Sagrada Família (Rua Eurico Temporal). A procissão, que acontecerá após a Missa, será realizada no próprio espaço. É importante destacar que os paroquianos farão a confecção do tapete na noite anterior (19).

A Solenidade de Corpus Christi também será celebrada pela Paróquia São Paulo Apóstolo (Rua Jair Santos, nº 01, IAPI). A Missa acontecerá na Matriz, às 15h. Já na Paróquia Nossa Senhora das Dores (Lobato), os fiéis participarão da Celebração Eucarística às 17h, na Comunidade São Vicente de Paulo (Prainha do Lobato), e logo em seguida sairão em procissão até a 14a Companhia da Polícia Militar.

Na Paróquia São Tiago Maior, a Missa terá início às 7h, na Matriz (Fazenda Grande III, Via Coletora B, s/n, Cajazeiras, Boca da Mata), e será seguida de procissão pelas principais ruas do bairro até a Comunidade São Judas Tadeu e Nossa Senhora da África.

Também em Cajazeiras, a Paróquia São Marcos (Fazenda Grande 3, Cajazeiras) celebrará a Solenidade de Corpus Christi com a Missa às 8h, na Matriz, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento até a Comunidade São João.

Já na Paróquia São Cristóvão (São Cristóvão), a Missa pela Solenidade de Corpus Christi será na Matriz, às 18h. A confecção dos tapetes acontecerá neste mesmo dia (20), durante a manhã. Na Paróquia Divino Espírito Santo (Estrada das Muriçocas, 714, Vale dos Lagos) a Missa terá início às 17h, na Matriz, e será seguida de procissão.

Na Paróquia Cristo Operário (Rua Via Castelo Branco, nº 82, 3ª Etapa, Castelo Branco) a Missa terá início às 7h, na Matriz. Logo após a Celebração Eucarística os fiéis participarão da procissão com o Santíssimo Sacramento até a Comunidade Santo Antônio.

Em Nova Brasília de Itapuã, a Paróquia Sagrada Família celebrará a Solenidade de Corpus Christi com a Missa às 8h, na comunidade de mesmo nome. Em seguida, os fiéis participarão de procissão até a Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Vila dos Ex-combatentes).

Na Paróquia Nossa Senhora da Paz (Bairro da Paz), a Missa de Corpus Christi será celebrada em frente ao Colégio Mestes Paulo dos Anjos (Areal), às 16h, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento pelas principais ruas do bairro.

No bairro de Alagados, a Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II realizará a procissão com o Santíssimo Sacramento, às 16h, saindo do Centro Pastoral (Rua Vinte e Seis de Janeiro, Uruguai – atrás da Capela Boa Esperança) e seguindo até a Matriz, onde será celebrada a Missa Solene às 18h.

Na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Mata Escura) a Solenidade de Corpus Christi será celebrada na Comunidade Cristo Rei, às 7h, seguida de procissão até o Condomínio Recanto Verde, onde haver a bênção com o Santíssimo Sacramento. Também às 7h, na Comunidade São Paulo Apóstolo, haverá Missa seguida de procissão até a Comunidade São Barnabé.

A Paróquia Santo Amaro de Ipitanga (Centro de Lauro de Freitas) celebrará Corpus Christi com a Missa às 7h30, no Centro Paroquial. Logo após a Celebração Eucarística, os fiéis sairão em procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas do centro.

Na Paróquia Divino Espírito Santo (Alto das Pombas), a procissão terá início às 16h, saindo da Rua Severo Pessoa (Estrada de São Lázaro) e seguindo até a Matriz, onde será celebrada a Missa. Já na Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Largo da Lapinha, s/n, Lapinha) a Missa terá início às 17h e será seguida de procissão. No dia anterior (19) os fiéis confeccionarão o tapete.

Na Paróquia Santa Mônica (Fazenda Grande I, Quadra C, Rua Oswaldo Sá Menezes, 387, Cajazeiras), a Missa terá início às 8h e será seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento.

Na Paróquia São Gonçalo do Retiro a Solenidade de Corpus Christi será celebrada nos seguintes horários: 7h (Missa na Comunidade Divina Graça, seguida de procissão); 8h (Celebração na Comunidade Volta do Senhor, seguida de procissão); 9h (Missas nas Comunidade Ascensão do Senhor e também na Comunidade Transfiguração do Senhor, ambas seguidas de procissão); 18h (Missa na Comunidade Matriz, seguida de procissão); 19h (Missas nas comunidades Santa Clara e Santa Maria Madalena); 20h (Missa na Comunidade Paixão do Senhor).

Na Paróquia Santíssimo Sacramento (Ilha de Itaparica), a Solenidade de Corpus Christi será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, às 9h. Após a Santa Missa, os fiéis seguirão em procissão pelas ruas de Itaparica com o Santíssimo Sacramento.

Na Paróquia São João Evangelista (Mussurunga) a Missa terá início às 7h, na Matriz. Logo após a Celebração Eucarística, os fiéis sairão em procissão com o Santíssimo Sacramento pelos setores D e E, retornando para a Matriz. Na véspera (19) os jovens confeccionarão o tapete.

Na Paróquia Nossa Senhora da Penha de França (Ribeira) a Missa terá início às 16h, na Matriz, e será seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento, passando pela Avenida Beira Mar, Rua Engenheiro Pimenta da Cunha, Rua do Fogo, Largo da Ribeira, retornando para a Matriz. É importante ressaltar que a paróquia solicita aos fiéis que moram nas ruas onde a procissão passará, que coloquem um sinal nas casas (panos brancos, velas, jarros com flores).

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Itinga, Lauro de Freitas) a Missa pela Solenidade de Corpus Christi terá início às 8h, na Matriz. Em seguida haverá procissão com o Santíssimo Sacramento até a Comunidade Santa Rita.

Na Paróquia Espírito Santo (Tancredo Neves) a Missa será campal, às 8h, próximo à Comunidade Apresentação do Senhor, no bairro do Arenoso. Em seguida haverá procissão até a Comunidade São Martinho de Lima.

Na Paróquia Santa Clara (Águas Claras) os fiéis participarão da Missa às 7h, na Comunidade Matriz. Logo após a Celebração Eucarística terá início a procissão com o Santíssimo Sacramento pelas principais ruas do bairro.

Na Paróquia Ascensão do Senhor (3ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia – CAB) a Missa terá início às 17h, na Matriz. Este ano o tapete por onde será conduzido o Santíssimo Sacramento durante a procissão será montado na manhã do dia 20, a partir das 8h, e terá um tema especial: Sínodo da Amazônia.

Na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Nazaré) a Solenidade de Corpus Christi terá início com a Missa, na Matriz, às 16h. Logo após a Celebração Eucarística, haverá procissão pelas principais ruas do bairro.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário