Senhora Sant’Ana é festejada em Salvador

Senhora Sant'Ana é a mãe de Maria e, portanto, a avó de Jesus

As paróquias dedicadas à Senhora Sant’Ana se preparam para celebrar a festa da padroeira no próximo dia 26 de julho. Na Igreja localizada no Rio Vermelho (Rua Guedes Cabral, 143), os devotos meditam o tema Com Sant’Ana queremos vivenciar “Evangelli Gaudium”, isto é, a Alegria do Evangelho.

O novenário terá início no dia 17 de julho e seguirá até o dia 25, com reflexões sempre às 19h. A cada noite os participantes são convidados a realizar um gesto concreto, a partir da doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao serviço social desenvolvido pela comunidade. Os itens a serem doados são açúcar (1ª noite), farinha (2ª noite), feijão (3ª noite), café (4ª noite), leite (5ª e 9ª noites), macarrão (6ª noite), arroz (7ª noite) e óleo (8ª noite).

No dia festivo, 26, haverá missas às 6h, 7h e 9h30. Às 18h acontecerá uma procissão pelas ruas do bairro e às 19h será celebrada a Missa Solene, presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Já na paróquia Santíssimo Sacramento e Sant’Ana (Rua do Carro, s/n, Nazaré) as celebrações preparatórias terão início no dia 20 de julho, às 10h, com uma missa presidida pelo bispo auxiliar Dom Estevam dos Santos Silva Filho. Neste mesmo dia haverá o Momento Mariano, no Edifício Cristal (Rua Arquimedes Gonçalves, nº 62).

No dia 21 haverá missa às 20h, no Edifício Cristal, seguida de procissão com a imagem peregrina de Senhora Sant’Ana  para o Edifício Manuel Fonseca (localizado na mesma rua, nº 110). No dia 22, os fiéis se encontram (no mesmo edifício) para a recitação do Terço, às 19h30, e a celebração da Missa, às 20h. No dia 23 as homenagens também terão início às 19h30, na comunidade Matriz.

Nos dias 24 e 25 de julho, haverá a recitação do Terço, às 19h30, seguida do Ato Litúrgico e bênção do Santíssimo Sacramento, às 20h. Além disso, no dia 24, os fiéis participam de uma missa em ação de graças pelas crianças que estudam em entidades de ensino da comunidade; e no dia 25 haverá missa pelos enfermos às 8h.

Para encerrar os festejos, a programação do dia 26 conta com alvorada às 6h, missas às 6h30, 8h e 9h30. A solene concelebração em honra à Senhora Sant’Ana e a São Joaquim – pais de Nossa Senhora – será presidida por Dom Murilo Krieger, às 11h. Já às 17h haverá mais uma missa solene, presidida pelo bispo auxiliar Dom Marco Eugênio Galrão. Às 18h45 acontecerá uma procissão com a imagem peregrina de Senhora Sant’Ana, que percorrerá a Rua Santa Clara do Desterro, trecho da Avenida Joana Angélica e Rua do Carro, até a Igreja Matriz.